Natal garante incentivos fiscais para instalação de parque tecnológico

Crédito: Assessoria UFRN

Crédito: Assessoria UFRN

Em tempos de inovação tecnológica, a Prefeitura de Natal está dando sua contribuição para que a cidade esteja inserida nesse processo, estimulando a criação de empresas voltadas para o crescente ramo da tecnologia da informação. É com esse propósito que o prefeito Carlos Eduardo enviou à Câmara Municipal projeto de lei estabelecendo a redução nas alíquotas dos impostos municipais (IPTU, ISS e ITIV) para organismos privados se instalarem no futuro Parque Tecnológico de Natal.

A área do Parque vai abranger o entorno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), idealizadora do projeto. O Parque Tecnológico será situado entre os conjuntos Mirassol e dos Professores, no bairro de Capim Macio, e Potilândia, que fica no bairro de Lagoa Nova. Um parque tecnológico é uma área geográfica formada por empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação. Na prática, conforme passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores geram benefícios econômicos em comum e para a comunidade. Com o território especial criado oficialmente, o passo seguinte será a contratação de uma consultoria para melhorar a estrutura e organizar juridicamente o Parque Tecnológico de Natal.

Na solenidade em que assinou o projeto de lei, realizada na UFRN, o prefeito Carlos Eduardo ressaltou a importância da chegada do Parque Tecnológico, projetando que a área será um grande polo para o desenvolvimento intelectual da população natalense. Outro ponto positivo apontado pelo prefeito é que, a partir dos incentivos fiscais oferecidos pela gestão municipal, a atração das empresas vai possibilitar a criação de muitos empregos, movimentando a economia e, consequentemente, incrementando as receitas públicas. “Estamos concretizando uma ação efetiva que vai transformar a realidade da cidade. O Parque vai abrir novas perspectivas de desenvolvimento humano e tecnológico para a cidade. É a Natal do futuro”, definiu Carlos Eduardo.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva Cruz, classificou o momento como histórico por se tratar de uma iniciativa voltada para o desenvolvimento social e econômico de Natal. Ela também confia que o projeto irá impactar diretamente na vida da população local. “A cidade ganha um verdadeiro presente. É um futuro promissor. Estamos muito felizes e agora é hora de arregaçar as mangas para tornar o Parque Tecnológico uma realidade no menor tempo de espaço possível. Não poderia deixar de agradecer o apoio e o incentivo da Prefeitura, que foi essencial para esse projeto”.

Para o diretor do Instituto Metrópole Digital, Ivonildo Rêgo, um dos responsáveis pelo projeto, a criação do Parque Tecnológico de Natal representa um salto gigantesco rumo ao desenvolvimento. Ele explica que toda a cidade sentirá os efeitos positivos da iniciativa, uma vez que as inovações geradas dentro do parque ajudarão a melhorar os serviços públicos e expandirão o ambiente de negócios da capital potiguar, abrindo um novo nicho econômico. “Estamos falando de futuro. Não podemos pensar em melhoria da qualidade dos serviços públicos sem pensar em tecnologia da informação. Daqui, sairão projetos e programas que serão utilizados pelas gestões públicas que terão mais eficiência e menos custos. Não tenho dúvidas de que, no pequeno e médio prazo, o Parque Tecnológico de Natal transformará a cidade do Natal em um polo de referencia do setor”, prevê Ivonildo Rêgo.

Fonte: Prefeitura de Natal

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *