Natal apresenta maior crescimento entre as capitais do Nordeste na Arrecadação Tributária Própria

Foto: Alex Régis

Foto: Alex Régis

A capital potiguar apresentou o maior crescimento na arrecadação tributária própria entre as capitais do Nordeste e segundo maior crescimento entre as capitais do Brasil, ficando atrás apenas de Cuiabá. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) no período de 2015 em relação a 2014.

De acordo com o estudo, Natal tem o índice IFGF Receita Própria mais alto no Rio Grande do Norte (0,9151). O IFGF Receita Própria mede o total de receitas geradas pelo Município, em relação ao total da Receita Corrente Líquida. Tem como objetivo avaliar o grau de dependência das prefeituras no tocante às transferências intergovernamentais.

De acordo com o presidente da Associação dos Auditores do Tesouro Municipal de Natal (ASAN), José Matos, Natal deixou o conceito B (boa gestão) e passou a ter conceito A (gestão de excelência) quanto ao IFGF Receita Própria. “É a nossa arrecadação própria que sustenta e financia as políticas públicas, fruto direto do trabalho dos auditores fiscais do município de Natal. O aumento da arrecadação própria é resultado do comprometimento dos auditores em parceria com o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes”, diz Matos.

Sobre o IFGF
Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *